quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ESTUDO DIRIGIDO – DE GRUPO

ALUNOS

Nº:
TURMA:

ESTUDO DIRIGIDO – DE GRUPO
4º BIMESTRE
PROF. NICOMEDES – HISTÓRIA

1 - (Fuvest-SP) Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e sua cultura. A acreditar nos viajantes e missionários, a partir de meados do século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos seguintes. Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram:
a) a captura e a venda do índio para o trabalho nas minas de prata do Potosí.
b) as guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos.
c) o canibalismo, o sentido mítico das práticas rituais, o espírito sanguinário, cruel e vingativo dos naturais.
d) as missões jesuíticas do vale amazônico e a exploração do trabalho indígena na extração da borracha.
e) as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão e matança indígena.

2 - (Fuvest-SP) A sociedade colonial brasileira "herdou concepções clássicas e medievais de organização e hierarquia, mas acrescentou-lhe sistemas de graduação que se originaram da diferenciação das ocupações, raça, cor e condição social. (...) as distinções essenciais entre fidalgos e plebeus tenderam a nivelar-se, pois o mar de indígenas que cercava os colonizadores portugueses tornava todo europeu, de fato, um gentil-homem em potencial. A disponibilidade de índios como escravos ou trabalhadores possibilitava aos imigrantes concretizar seus sonhos de nobreza. (...) Com índios, podia desfrutar de uma vida verdadeiramente nobre. O gentio transformou-se em um substituto do campesinato, um novo estado, que permitiu uma reorganização de categorias tradicionais. Contudo, o fato de serem aborígines e, mais tarde, os africanos, diferentes étnica, religiosa e fenotipicamente dos europeus, criou oportunidades para novas distinções e hierarquias baseadas na cultura e na cor." (Stuart B. Schwartz, Segredos internos.) A partir do texto pode-se concluir que:

a) a diferenciação clássica e medieval entre clero, nobreza e campesinato, existente na Europa, foi transferida para o Brasil por intermédio de Portugal e se constituiu no elemento fundamental da sociedade brasileira colonial.
b) a presença de índios e negros na sociedade brasileira levou ao surgimento de instituições como a escravidão, completamente desconhecida da sociedade européia nos séculos XV e XVI.
c) os índios do Brasil, por serem em pequena quantidade e terem sido facilmente dominados, não tiveram nenhum tipo de influência sobre a constituição da sociedade colonial.
d) a diferenciação de raças, culturas e condição social entre brancos e índios, brancos e negros tendeu a diluir a distinção clássica e medieval entre fidalgos e plebeus europeus na sociedade.
e) a existência de uma realidade diferente no Brasil, como a escravidão em larga escala de negros, não alterou em nenhum aspecto as concepções medievais dos portugueses durante os séculos XVI e XVII.

3 - (UFMG) Todas as alternativas apresentam fatores que explicam a primazia dos portugueses no cenário dos grandes descobrimentos, exceto:
a) a atuação empreendedora da burguesia lusa no desenvolvimento da indústria náutica.
b) a localização geográfica de Portugal, distante do Mediterrâneo oriental e sem ligações comerciais com o restante do continente.
c) a presença da fé e o espírito da cavalaria e das cruzadas que atribuíam aos portugueses a missão de cristianizar os povos chamados "infiéis".
d) o aparecimento pioneiro da monarquia absolutista em Portugal responsável pela formação do Estado moderno.

4 - (UNAERP-SP) Em 1534, o governo português concluiu que a única forma de ocupação do Brasil seria através da colonização. Era necessário colonizar, simultaneamente, todo o extenso território brasileiro. Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da:
a) criação da Companhia Geral do Comércio do Estado do Brasil.
b) criação do sistema de governo-geral e câmaras municipais.
c) criação das capitanias hereditárias.
d) montagem do sistema colonial.
e) criação e distribuição das sesmarias.

5 – (Cesgranrio-RJ) Assinale a opção que caracteriza a economia colonial estruturada como desdobramento da expansão marítimal européia da época moderna.
a) A descoberta de ouro no final do século XVII aumentou a renda colonial, favorecendo o rompimento dos monopólios que regulavam a relação com a metrópole.
b) O caráter exportador da economia colonial foi lentamente alterado pelo crescimento dos setores de subsistência, que disputavam as terras e os escravos disponíveis para a produção.
c) A lavoura de produtos tropicais e as atividades extrativas foram organizadas para atender aos interesses da política européia.
d) A implantação da empresa agrícola representou o aproveitamento, na América, da experiência anterior dos portugueses nas suas colônias orientais.
e) A produção de abastecimento e o comércio interno foram os principais mecanismos de acumulação da economia colonial.

6 - Quais as características dominantes da economia colonial brasileira?
a) propriedade latifundiária, trabalho indígena e produção monocultura;
b) propriedades diversificadas, exportação de matérias-primas e trabalho servil;
c) monopólio comercial, latifúndio e trabalho escravo de índios e negros;
d) pequenas vilas mercantis, monocultura de exportação e trabalho servil;
e) propriedade minifundiária, colônias agrícolas e trabalho escravo.

7 - Com relação ao ciclo açucareiro é correto afirmar que:
01. Portugal optou pela produção do açúcar pelos seguintes fatos: era um produto conhecido na Europa e tinha alto valor de mercado, já ter experiência em Madeira e Açores e pela adaptação da cana ao solo brasileiro.
02. No período anterior à União Ibérica, buscando empréstimos e garantia na distribuição, os portugueses fizeram uma aliança com os holandeses.
04. O capital inicial para a produção do açúcar era muito baixo e, por esse fato, mesmo pobre, o nordeste brasileiro pode optar pela produção de álcool desde o século XV.
08. O açúcar brasileiro era financiado com o capital inglês e esta é a origem da dívida nacional.
16. Com o advento do açúcar na colônia, a forma de produção passou a ser baseada na monocultura, no latifúndio e na mão-de-obra escrava.
32. A economia açucareira entra em decadência com a expulsão dos holandeses.



8 - A produção de açúcar, desenvolvida no Nordeste brasileiro a partir do século XVI,
a) priorizou o uso de mão-de-obra indígena, graças ao domínio da técnica de cultivo;
b) promoveu a organização de uma sociedade aristocrática, patriarcal e escravista;
c) foi financiada por capitais da Igreja e do estado português;
d) gerou uma economia monocultora e voltada para o mercado interno;
e) realizou-se em latifúndios, favorecendo o povoamento do sertão.

9 - No período da expansão marítima européia (séculos XV-XVI), as relações entre colônias e metrópoles foram definidas pelo PACTO COLONIAL, que expressa:
a) um acordo mútuo entre coloniais e metropolitanos, buscando o bem comum.
b) o domínio político-econômico da metrópole sobre a colônia.
c) uma negociação reciproca caracterizada pela troca de favores.
d) um tratado de paz entre colonizadores e colonizados estabelecendo negócios recíprocos.
e) a subordinação da metrópole aos interesses coloniais em expansão.

10 - A colonização portuguesa de suas terras americanas tinha com um dos objetivos a proteção, através da posse efetiva, pois elas estavam ameaçadas por invasões estrangeiras, no afã de usufruírem das riquezas naturais.
A política, que vai nortear o processo de colonização, esteve inserida:
a) No Pioneirismo Português.
b) No Capitalismo Financeiro.
c) No Industrialismo Inglês.
d) No Iluminismo Francês.

11 - " Renascimento, Expansão Marítima e Comercial Européia. Estado Nacional, Reforma são assuntos que necessariamente devem ser relacionados, pois o processo histórico que envolve a Europa Ocidental na época é globalizante e os fatos se interpenetram"
A afirmativa acima pode ser considerada:
a) Verdadeira - pois os fenômenos históricos da época, para a região assinalada, não podem ser tomados em separado, sob pena de não entendimento do processo histórico do Ocidente.
b) Falsa - pois o Renascimento foi um movimento intelectual. artístico, sem nenhuma relação com o processo de evolução comercial, política ou religiosa européia.
c) Falsa pois o Estado Nacional teve seus fundamentos em etapa posterior, principalmente no século XVIII, cor-n a Revolução Francesa, enquanto os demais movimentos indicados são do século XVI.
d) Verdadeira - se entendermos Renascimento e Expansão Marítima e Comercial Européia como um só feito, o do Renascimento Comercial no Ocidente Mediterrâneo.
e) Falsa - pois o movimento comercial europeu estava ligado exclusivamente ao fechamento do Mediterrâneo pelos turcos, em nada se relacionando como Renascimento ou a Reforma que são de fundo religioso.

12 - São fatores que contribuíram para o pioneirismo português na época das grandes navegações no século XV, EXCETO:
a) centralização administrativa durante a dinastia de Avis, permitindo aliança entre monarquia e burguesia.
b) ausência de guerras, ao contrário da Espanha ainda lutando pela expulsão dos roubos da península.
c) adoção do mercantilismo pelo Estado Absolutista conciliando interesses burgueses e fortalecendo o Estado.
d) política portuguesa de cooperação com as potências européias, neutralizando a disputa colonialista.
e) posição geográfica de Portugal. banhado em toda a costa oeste pelo Oceano Atlântico.


13 – No século XV, Portugal às Índias. Essa conquista é significativa porque:
a) eleva Portugal a alta categoria de potência política.
b) liquida o comércio marítimo no Mediterrâneo
c) abre uma nova rota para o comércio marítimo.
d) inaugura a "era portuguesa no Oceano Atlântico
e) populariza o uso das especiarias na Europa.

14 - No século XVI. época das reformas religiosas na Europa, a Igreja Católica:
a) opõe-se vigorosamente às terríveis guerras religiosas.
b) toma-se tolerante para atrair as ovelhas desgarradas
c) revê seus dogmas, adaptando-se aos novos tempos.
d) reafirma a Bíblia como fonte única da verdade divina.
e) “associa-se” ao projeto colonizador da América ibérica.

15 - No século XVI, a Europa Ocidental vivia um tempo difícil, mas de grandes transformações. Sobre esse tempo europeu, é CORRETO afirmar que:
a) o aumento da riqueza cria uma sociedade democrática.
b) a Reforma (Luteranismo e Calvinismo, principalmente) quebra o poder monolítico da Igreja Católica
c) a emergente burguesia controla o aparelho do Estado.
d) a sociedade urbana predomina sobre a sociedade agrária.
e) o avanço científico revoluciona as condições de saúde.

16 - Expansão Marítima e Comercial
"Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram sem casar Para que fosses nosso, ó mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem, quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu. Mas nele é que espelhou o céu." (Fernando Pessoa, MAR PORTUGUÊS. Rio de Janeiro, José Aguilar, 1960.)
O poema de Fernando Pessoa se refere à conquista dos mares pelos portugueses, o início da era moderna. Se os resultados finais mais conhecidos dessas "Grandes Navegações" foram a abertura de novas rotas comerciais em direção à Índia, a conquista de novas terras e o espalhamento da cultura européia, alguns dos elementos desse contexto histórico cuja articulação auxilia na compreensão das origens dessa expansão marítima são:
a) o avanço das técnicas de navegação; a busca do mítico paraíso terrestre; a percepção do universo segundo uma ordem racional.
b) o mito do abismo do mar; a desmonetarização da economia; a vontade de enriquecimento rápido.
c) a busca de ouro para as Cruzadas; a descentralização monárquica; o desenvolvimento da matemática.
d) a demanda de especiarias; a aliança com as cidades italianas; a ânsia de expandir o cristianismo.
e) o anseio de crescimento mercantil; os relatos de viajantes medievais; a conquista de Portugal pelos mouros.

17 – Responda:
a) Qual o período da história de Portugal que está sendo recuperado pelo poeta Fernando Pessoa?
b) Porque as aventuras marítimas, nesse período, eram empreendimentos tão arriscados?
c) Por que a conquista e o domínio dos mares foram tão importantes no período da História de Portugal a que se refere o poema de Fernando Pessoa?
d) A que se pode atribuir a primazia portuguesa nos descobrimentos e na expansão marítima moderna?

Nenhum comentário: